O Colégio Educa a Brincar é uma instituição de cariz particular que entrou em funcionamento no ano de 2002. Nasceu do sonho de uma psicóloga, Susana Sobral, que com recurso à sua experiência de prática clínica infantil e formação/orientação de equipa em estabelecimentos educativos, se propôs a criar uma oferta escolar diferente. O objetivo? Desenvolver um espaço educativo que primasse, não só pela qualidade dos conteúdos escolares que oferecia, mas principalmente por ser um local onde as crianças pudessem continuar a sê-lo, utilizando o carácter lúdico como método primário de aprendizagem.
Tendo esta filosofia por base, a criação do seu nome “Educa a Brincar” com o jogo da macaca como logotipo, foi o passo seguinte, pretendendo simbolizar que as aprendizagens deverão estar associadas à brincadeira, para que o processo educativo se torne mais fácil e aprender/educar seja “a brincar”.
Em setembro de 2002 o Colégio abriu as portas e entrou em funcionamento acolhendo, na altura, cerca de 60 crianças, com uma equipa de 15 colaboradoras. Inicialmente possuía as valências de creche, pré-escolar, e A.T.L., articulando com as escolas públicas da zona envolvente.
Com o avançar do funcionamento, o colégio foi conseguindo atingir outros objetivos, tendo no ano letivo de 2006/2007 convertido a sua resposta de ATL na valência de 1º Ciclo, com 4 salas (do 1º ao 4 º ano) que mantém até aos dias de hoje.
No ano de 2016 o Colégio Educa a Brincar deu outro salto qualitativo na sua história, ao aumentar significativamente o seu espaço exterior. Acrescentou mais 1500 m2 ao seu recreio, e criou um espaço muito apelativo que as crianças adoram explorar.
Em 2020 foi realizado mais um melhoramento nas infraestruturas, desta vez com a implementação de um pavilhão desportivo exterior, que em muito veio favorecer a prática desportiva deste estabelecimento de ensino.